Seguindo com as postagens que introduzem pessoas ao mundo dos investimentos, vamos explicar hoje o que são Fundos Imobiliários e como eles funcionam.
O que são Fundos Imobiliários?
Os Fundos Imobiliários (FIIs) são mais um tipo de investimento coletivo. Neste tipo de investimento um grupo de pessoas aplicam recursos em ativos imobiliários.
Os FIIs são uma opção de investir no mercado imobiliário sem realmente comprar um imóvel, este tipo de investimento funciona de forma semelhante à compra de ações.
Os FIIs são gerenciados por um administrador especializado, que é encarregado de identificar e realizar os investimentos mais atraentes. O objetivo é alcançar rentabilidade principalmente através da exploração de aluguel, locação, venda do imóvel e outras atividades do setor.
Os investidores compram unidades do FII, que correspondem a uma parcela do ativo do fundo. O rendimento do investimento é calculado proporcionalmente ao número de unidades de cada investidor, proporcionando um retorno de investimento personalizado.
Principais tipos de FIIs.
Fundos de tijolo de renda.
São fundos que adquirem ou constroem imóveis para gerar renda com aluguel.
Eles recebem este nome por ser realmente investimento em imóveis tangíveis.
Fundos de desenvolvimento
Investem na construção de imóveis com o objetivo de gerar lucro através da venda dos projetos desenvolvidos.
Fundos de compra e venda
Estes são fundos que compram e vendem imóveis ou reformando empreendimentos para posterior venda
Fundos de recebíveis imobiliários
(FRI) - Oferecem uma oportunidade de investimento em títulos de renda fixa que apoiam o desenvolvimento do mercado imobiliário.
Fundos de fundos (FFI)
Este tipo oferece uma estratégia de investimento que combina uma carteira de outros fundos imobiliários.